Pronto Socorro Queimaduras
O Pronto Socorro Para Queimaduras (PSQ) foi fundado em abril de 1968 e mantém-se aberto 24h por dia desde então. Foi inaugurado com 10 leitos e equipe de 20 funcionários, na rua 5, 439, no Setor Oeste em Goiânia, e tinha naquela época uma previsão de atender entre 100 e 150 pacientes ao ano, número este que 50 anos depois se aproxima de 15 mil novos pacientes/ano.
Desde seu início, o hospital caracteriza-se por uma visão progressista, desenvolvendo tecnologia própria – planta física, mesa cirúrgica, confecção de curativos e órteses – buscando novos tratamentos e formas de cobertura cutânea. Incentivou, promoveu e priorizou sempre o atendimento em regime ambulatorial com períodos cada vez mais curtos de internação hospitalar, e a formação de uma equipe multidisciplinar especializada, com grande ênfase em enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e assistência social.
A obra não seria completa se o amor dos pioneiros pelo tema não encontrasse continuidade. Na década de 80, os três filhos do casal – Monica, Nelson e Thereza, após formarem-se médicos e buscarem suas especializações dentro das áreas cirúrgicas, terapia intensiva e clinico-nutrionicional-dermatológica, retornaram ao serviço. Hoje os netos dos fundadores já se aliaram ao projeto e compõem o corpo clínico do hospital aliados a outros profissionais veteranos ao serviço. Aproveitando a enorme dedicação de cada um, as diferenças pessoais e a diversidade de especializações profissionais obtidas, eles ampliaram as possibilidades de serviços oferecidos a estes pacientes assim como os resultados finais obtidos.
Esta disposição e juventude da nova geração trouxe a preocupação com os problemas sociais ligados à casuística dos pacientes queimados, principalmente crianças que representam expressiva parcela da população atendida no PSQ.