A úlcera do pé diabético é uma das complicações mais comum dos diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2. O diabetes está associado a isquemia, neuropatia e deformidades e se não controlado, levam a um risco particularmente alto de desenvolver úlceras do pé diabético que possuem uma alta suscetibilidade à infecção e necrose, além de ser a principal causa de amputação do membro inferior.
A inspeção regular dos pés feita pelo próprio diabético, ou por um familiar ou cuidador, além de exames periódicos e tratamento dos pés são intervenções eficazes para prevenir a úlcera do Pé Diabético.
Tratamento
O tratamento se divide em conservador e cirúrgico.
Tratamento conservador
Manejo tópico das feridas crônicas indicado para feridas pequenas e superficiais, e em estágios iniciais do seu desenvolvimento.
Tratamento cirúrgico
Indicado para as feridas extensas e/ou profundas, em que ocorreu exposição de tecidos nobres, relacionadas a superfícies ósseas de apoio, associadas com graves doenças sistêmicas ou infecções e nos casos de amputações digitais.
No Pronto Socorro para Queimaduras o tratamento do pé diabético é realizado através de uma abordagem interdisciplinar de uma equipe especializada.
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3604-4100
Endereço: Rua 5, 439, Setor Oeste, Goiânia, Goiás
Atendemos:
-Particular
-IPASGO
-IMAS
-CASSI
-Outros convênios
Tratamentos:
-Queimaduras
-Feridas
-Úlceras Varicosas
-Pé Diabético
-Úlceras de Pressão
-Escaras
Responsável Técnico: Dr. Nelson Sarto Píccolo – CRM/GO: 4606 – RQE 476