Com a evolução da pandemia foram descobertas outras manifestações do coronavírus além de uma pneumonia e outras doenças respiratórias. Até cinco manifestações cutâneas diferentes foram associadas ao vírus. Também existe relação entre o tipo de manifestação dermatológica nos pacientes com COVID-19 e a gravidade da contaminação pelo novo coronavírus.
Erupções similares a geladuras nas áreas de pés e mãos
Sintomas são frequentemente assimétricos, tem duração média de 12 dias e associados a um prognóstico menos grave. Acometeram pacientes mais jovens, nos estágios finais do processo da COVID-19.
Erupções vesiculares
Localizam-se principalmente no tronco dos pacientes. Geralmente consistiam em pequenas lesões muito semelhantes entre si se acentuavam nas extremidades e podiam aumentar ou se espalhar. Mais frequente em pacientes de meia-idade e está associado à gravidade intermediária.
Lesões urticariformes
Ocorrem principalmente no tronco ou espalhados nas palmas das mãos. Geralmente duram de 6 a 8 dias e estão associados a uma coceira intensa. Essa manifestação foi observada em pacientes mais graves.
Erupções máculo-papulares
São detectadas em 47% dos casos e encontradas no peito. Têm duração de 8 a 9 dias em média e também estavam presentes em pacientes mais graves.
Livedo-reticularis ou necrose por obstrução vascular
Acometem diferentes graus de envolvimento, como no tronco. Está associada aos pacientes mais idosos e mais graves, com taxa de mortalidade em 10%.
Em caso de apresentar algumas das manifestações procure atendimento médico.
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3604-4100
Visite nosso site: https://grupopiccolo.com.br/v3/
Endereço: Rua 5, 439, Setor Oeste, Goiânia, Goiás
Atendemos:
-Particular
-IPASGO
-IMAS
-CASSI
-Outros convênios
Tratamentos:
-Queimaduras
-Feridas
-Úlceras Varicosas
-Pé Diabético
-Úlceras de Pressão
-Escaras
Responsável Técnico: Dr. Nelson Sarto Píccolo – CRM/GO: 4606 – RQE 476