Com a queimadura pode ocorrer a perda da barreira protetora da pele levando à uma situação perigosa pelo risco aumentado de desenvolver infecção local. A infecção de ferida é um causa importante de morbimortalidade nos pacientes queimados, que pode cursar com diversas complicações, sendo a principal delas a sepse.
A contaminação da ferida geralmente se dá por fontes ambientais, sujidades advindas do trauma, pela flora bacteriana existente na pele íntegra vizinha à lesão, ou após procedimentos cirúrgicos necessários no tratamento de queimaduras do paciente.
Além da sepse, podem surgir outras complicações, como celulite, impetigo, síndrome do choque tóxico ou fasciíte necrosante.
O achado clínico mais comum que pode levar a uma suspeita de infecção é uma súbita alteração na aparência da ferida, que pode vir acompanhada de dor, perda de cor, exsudato (secreção) purulento, ressecamento, petéquias (associadas a vasculite) e odor fétido. Também pode estar presente um declínio rápido da condição geral do paciente.
É essencial identificar de forma precoce alterações no curso clínico do paciente queimado que sejam sugestivos de uma infecção para realizar o tratamento adequado.
O Pronto Socorro para Queimaduras é referência no tratamento de queimaduras.
Para maiores informações e dúvidas:
Contato: (62) 3604-4100
Visite nosso site: https://grupopiccolo.com.br/v3/
Endereço: Rua 5, 439, Setor Oeste, Goiânia, Goiás
Atendemos:
-Particular
-IPASGO
-IMAS
-CASSI
-Outros convênios
Tratamentos:
-Queimaduras
-Feridas
-Úlceras Varicosas
-Pé Diabético
-Úlceras de Pressão
-Escaras
Responsável Técnico: Dr. Nelson Sarto Píccolo – CRM/GO: 4606 – RQE 476